Bioestimuladores de Colágeno

SCULPTRA

Bioestimuladores de ColágenoO plano de aplicação deve ser selecionado corretamente, pois trata-se deum fator crítico para o sucesso do tratamento. O material pode ser aplicado em três planos distintos supraperiosteal, subdérmico e subcutâneo, a escolha em qual será o plano de aplicação do Sculptra depende da condição do paciente.

É aplicado no plano supraperiosteal em áreas com suporte ósseo, no subcutâneo onde não houver alicerce ósseo, e subdérmico em casos de frouxidão da pele. A quantidade de produto e o número de sessões para o sucesso do procedimento depende da necessidade de cada paciente, levando em consideração o grau de envelhecimento.

Diante disso, pacientes mais jovens ou com rostos mais volumétricos geralmente necessitam menos sessões e menores quantidades de produto. O resultado de um tratamento varia entre quatro e seis meses. Sendo assim, deve-se usar a regra de “tratar, esperar e avaliar”, para guiar a necessidade de injeções subsequentes, devendo respeitar intervalos de 4 a 6 semanas entre as sessões, para diminuir o risco de efeitos adversos.

É utilizado também para flacidez dérmica e sulco nasogenianos, buscando de fato o tratamento tridimensional, na tentativa de tratar a perda de volume. As regiões mais tratadas são temporal e zigomática, sendo também relatados casos de uso no contorno facial, sulcos nasolabiais, ângulo mandibular, linha do queixo e correção.

RADIESSE

Bioestimuladores de Colágeno

A hidroxiapatita de cálcio (CaHA) é um bioestimulador de colágeno injetável sintético, conhecido no Brasil pelos nomes comerciais (Radiesse®) e (Rennova® Diamond Lido) ambos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 Por ser produzida naturalmente no corpo humano, sendo encontrada nos dentes e ossos, é considerado um produto biocompatível, com alto grau de segurança, devido baixa resposta inflamatória.

 

É classificado como preenchedor semipermanente, com duração média de 12 a 18 meses, podendo ser observado até 24 meses em alguns pacientes, no entanto, essa longevidade depende de diversos fatores, como idade, movimento dinâmico da área injetada e metabolismo do paciente.

 

Em 2009, recebeu aprovação para utilização em mais fins cosméticos. É considerado um produto com capacidade de reparar áreas que necessitam de volume e preenchimento, tendo como principais indicações correção de sulcos moderados a graves na área da face, área nasal, comissura labial, rugas peribucais, malar/ zigomático, contorno mandibular, região temporal, terço médio da face, prega mentoniana, mento e mãos. Outra indicação é a correção de cicatrizes de acne.

ELLANSÉ

Bioestimuladores de Colágeno

Assim como o SCULPTRA e a RADIESSE que são preenchedores cutâneos biodegradáveis e bioestimuladores de colágeno, a policaprolactona (PCL) (Ellansé®) é um estimulador de colágeno biodegradável, introduzido no mercado estético em 2009.

 

Após a injeção nos tecidos moles, há uma correção imediata no local, assim como ocorre quando injetada a RADIESSE, no entanto, esse volume é perdido em algumas semanas, quando o gel carreador de CMC ( carboximetilcelulose) é gradualmente reabsorvido por macrófagos, enquanto as microesferas de PCL desempenham a principal característica do produto, a estimulação de novo colágeno, que substitui o volume do transportador reabsorvido em torno das microesferas. 

Com relação a sua durabilidade, comercialmente existem 4 versões de preenchimento dérmico à base de PCL: Ellansé-S®, Ellansé-M®, Ellansé-L®, Ellansé-E®; com longevidade esperada de 1, 2, 3 e 4 anos. 

Alguns estudos verificaram a eficácia e segurança do preenchedor de PCL na correção de pregas nasolabiais, no aumento da testa, e no rejuvenescimento das mãos, tendo todos apresentado resultados eficazes e seguros, sem relato de alguma complicação.

ELLEVA - RENNOVA

Plano de aplicação:

Elleva deve ser injetado de acordo com a necessidade de cada paciente:

  • Aplicação subdérmica: Flacidez da pede e perda de contorno;
  • Aplicação subcutânea (SC): Lipoatrofia facial;
  • Aplicação supraperiostal (SP): Reposição tecidual.

Mesmo se tratando de um procedimento minimante invasivo, o tratamento com bioestimuladores deve ser realizado por um profissional devidamente qualificado. 

Como o bioestimulador Rennova Elleva age?

Ao ser injetado, o produto provoca uma reação inflamatória controlada à qual o corpo responde estimulando a produção de colágeno pelas células do tecido conjuntivo da própria pele do paciente. O ácido poli-L-lático eleva a fabricação de colágeno logo na primeira aplicação. Além disso, tem efeito tridimensional, o que significa que atua para garantir a firmeza da pele em suas três camadas, melhorando o aspecto como um todo.

Elleva é o único bioestimulador de PLLA do mercado, que é reconstituído 100% em 1 hora. Composto por micropartículas liofilizadas de Ácido Poli-L-Láctico (PLLA) envasadas à vácuo, que proporciona reconstituição rápida e homogênea.

O Rennova Elleva atua como um preenchedor?

Não. O ácido poli-L-lático não pode ser usado como preenchedor. O foco do tratamento é melhorar a sustentação e a densidade da pele e restaurar os contornos, seja do corpo ou do rosto. Mas o bioestimulador de colágeno pode ser associado com ácido hialurônico, esse sim usado para preenchimento, potencializando seu efeito. É importante que o profissional conheça a ação das substâncias e esteja capacitado para combiná-las. 

Para que o bioestimulador de colágeno Elleva é indicado?

Para melhorar a flacidez cutânea devido ao processo natural de envelhecimento e corrigir o volume de áreas comprimidas, como sulcos, rugas e cicatrizes.

Para tratamento facial, é indicado para quem quer melhorar a estrutura da face, contornos, firmeza e qualidade da pele (viço, brilho, reflectância).

Quais áreas do rosto e do corpo são possíveis de tratar com bioestimulador de colágeno Elleva?

  • Braços: Reduz a flacidez e o enrugamento da pele;
  • Abdômen: Promove a firmeza da pele, especialmente em casos pós-operatórios ou depois do parto;
  • Coxas: Ajuda a reduzir a flacidez da sua parte interna, melhorando a firmeza e contorno;
  • Glúteos: Além de minimizar a flacidez, corrige desníveis e melhora o aspecto da celulite.

 

O procedimento é dolorido?

Para a maioria das pessoas não; costuma-se usar apenas pomada anestésica no local das injeções. A recuperação também é tranquila. Nas horas seguintes à sessão pode haver leve sensibilidade no local das injeções quando apalpado, mas não costuma haver inchaço nem hematomas muito intensos.

Quantas sessões são necessárias?

Depende da qualidade da pele do paciente e da necessidade individual de reposição de colágeno, mas o número de aplicações normalmente varia entre duas e cinco, sendo comum pensar em uma sessão por década de vida. Para alguém na faixa dos 30 anos, por exemplo, serão necessárias três sessões (com intervalo de 30 a 60 dias entre elas); a partir dos 40, quatro sessões. Mas as pessoas envelhecem de forma diferente e os hábitos – alimentação, exposição ao sol, tabagismo, consumo de álcool e stress – também contam. Uma boa avaliação clínica é que vai determinar quantas sessões fazer para conseguir o resultado desejado.