Toxina Botulínica

O Botox e os tratamentos estéticos

Sua utilização cosmética se deu após a observação pelo casal Carruthers, de melhoria nas rugas periorbiculares de pacientes tratados terapeuticamente. Em 1992, os autores publicaram o primeiro paper indicando a TBX-A como tratamento estético da região glabelar. A partir de então, em 2002 a Food and Drug Administration (FDA) aprovou a utilização da TXB-A com finalidade cosmeceutica sendo até os dias atuais um dos medicamentos mais utilizados pela indústria farmacêutica para tratamento estético da face.
Dentre os vários sorotipos existentes, o mais potente e que proporciona maior duração de efeitos é o sorotipo A, sendo, portanto, a toxina botulínica indicada e utilizada clinicamente. Atualmente estão disponíveis para uso seis tipos de TXB-A no mercado brasileiro: Botox (Allergan), Dysport (Ipsen), Xeomin (Merz), Botulift (Medytox), Prosigne (Lanzhou Institute of Biological Products) e Botulim (Hugel, Inc). O sorotipo B também está aprovado e disponível para uso clínico, sendo comercializado apenas nos Estados Unidos e no Reino Unido sob os respectivos nomes: Myobloc (Solstice Neuroscience) e NeuroBloc (Eisai) para tratamento de distonia cervical. Em comparação à TXB-A, apresenta mecanismo de ação semelhante, inicio de efeito mais rápido, menor duração de tratamento e maior desconforto durante as aplicações.
Independente do uso, seja para fins de tratamentos funcionais ou estéticos, o mecanismo de ação do medicamento se dá por bloqueio da liberação da acetilcolina (neurotransmissor responsável pela contração muscular), causando o relaxamento da musculatura na qual é aplicada

Pontos de aplicação
Pontos de aplicação

Os principais benefícios do procedimento e por que a procura pela toxina botulínica só aumenta

  • Resultados rápidos e previsíveis;
  • Aplicação é praticamente indolor;
  • Retorno quase que imediato à rotina de trabalho e exercícios;
  • Pode ser utilizado em diversas áreas da face;
  • Confere um aspecto mais leve e equilibrado ao rosto;
  • Pode ser usado em casos de sequelas neurológicas.

Qual o efeito do botox?

O “botox” elimina rugas finas de expressão e impede a formação de novas rugas. Pode ser um bom coadjuvante para maximizar os efeitos da cirurgia plástica, mas um procedimento não substitui o outro além de melhorar o “bruxismo” e a cefaléia tensional.

Quanto tempo dura a aplicação de botox?

Em geral, a duração da toxina botulínica varia entre 3 meses. A partir desse tempo, os músculos voltam a receber impulsos dos neurotransmissores e ocorre o reaparecimento das rugas e marcas de expressão.

Quanto tempo depois da aplicação já se começa a notar os resultados?

Os efeitos da aplicação de Botox começam a ser notados cerca de 48 horas após a aplicação.
A ação da toxina botulínica (Botox) inicia-se 48 horas após a aplicação, atingindo o resultado máximo em até 15 dias. 
É importante ressaltar ainda que a área tratada reage com um leve relaxamento muscular, beneficiando a aparência da pele. Porém, o Botox não interfere na sensibilidade cutânea, que permanece inalterada após a sua aplicação.

Toxina Botulínica terapêutica

Na Odontologia indica-se a toxina em casos de disfunções temporomandibulares, distonia orofacial, hábitos parafuncionais como bruxismo, hipertrofia do músculo masseter, sialorreia, assimetrias labiais, dor orofacial .

A toxina botulínica é eficaz para tratar diversas condições estomatológicas e, atualmente seu uso tem sido indicado para pacientes com hiperfunção dos músculos que envolvem a mastigação , nas disfunções temporomandibulares (bruxismo e hipertrofia do músculo masseter) e na dor orofacial.

Toxina Botulinica (Botox)